30 setembro, 2011

Mudar os hábitos - Coisas que me ajudam #8

Inverter o pensamento "perdido por 100, perdido por 1000"


Todas sabemos que pensar assim nos leva muitas vezes a desgraçar a dieta. Basta começar e depois é como uma bola de neve, quanto mais comemos, mais pensamos que já estragámos e quanto pior nos sentimos, mais comemos...

Experimentem transformar este pensamento numa coisa boa, ou seja invertendo-o. Foi assim que comecei a sobreviver a muita festa, muita gula ao serão e muito Domingo.

Por exemplo chego a um casamento e aparecem logo com aqueles rissóis que eu por acaso a-do-ro. Em vez de atacar só um porque não faz mal ( e depois outro e mais outro até ficar cheia e pensar que lá se foi a dieta devido ao exagero de salgados) , penso que se não comer entradas, posso comer o 2º prato mais à vontade.

Chegando ao 2º prato, em vez do dilema como carne ou como peixe, este engorda e este deixa-me com fome e este é tão bom e por aí fora, penso calmamente que posso comer os dois em quantidades muito reduzidas e assim tenho direito a sobremesa porque não exagerei.

Quando chega a sobremesa o que acontece maior parte das vezes é que penso "se não estraguei nada até aqui também não vou estragar agora". E mesmo que coma alguma coisa vou fazê-lo de forma bastante controlada.

Normalmente ainda salto esta parte a guardar-me para o bolo, sendo o unico doce que como na festa inteira.

Acreditem que isto é muito fácil de fazer e salva muitas dietas. É tudo uma questão de enganar a nossa cabecinha gulosa, pensando "eu posso" em vez do "ai não posso isto, nem aquilo nem vou comer nada e pronto já ataquei tudo".

Agora revendo este episódio comparem o que "eu comi" com o que teria comido antes de pensar assim.
Foi ou não foi um ganho de 1000, tentando apenas ganhar 100?

6 comentários:

susan disse...

Assim a ler até parece fácil.... Tenho mesmo que aprender...sou do 8 ou 80 a tentar melhorar e encontrar o equilíbrio... E já estou com medo do dia de amanhã...Jantar de despedida de solteira...aiaiaiiaiai...
Beijinho (vou tentar seguir as dicas ;-) )

Ana M disse...

Parabéns pela coragem e força para tomares essas decisões e conseguires segui-las :) Um dia quero ser assim eheh :p
Beijinho

Sweet68 disse...

Na teoria é fácil, na prática a conversa é outra. Mas é um bom método, sim senhora. Beijo

Luciana disse...

Eu ainda sou o 8 ou 80, mas tento-me ficar pelas coisas saudáveis. Na festa do meu homem, comi bem 1kg de melancia, mas pensei positivo e relembrei tudo o que não comi: bolos, salgados, gorduras.
É a mentalidade que vai mudando-sempre para melhor, assim o espero!

Joh disse...

uma boa estratégia ;)

"NÃO VOU DEIXAR PARA AMANHÃ" disse...

Gostei foi assim, pode se dizer, que se querer eu comecei vou te dizer é uma forma de mostrar que a gente TEM SIM o controle da situação...Boa dica e queria te convidar a participar da minha estoria também. BEIJOKAS.
http://naovoudeixarpraamanha.blogspot.com

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