02 agosto, 2011

E ontem fiquei-me pelo tremoço

Comi foi cerca de 100gr!
Bem...se fosse no tempo das bolachas teria sido uma desgraça...


O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.

No que diz respeito à gordura, a sua composição é, na sua grande maioria, ácido oleico e linoleico (gordura presente no azeite), constituindo 86% da gordura total. Acresce que o tremoço possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo e, dessa fibra, a sua grande maioria tem a capacidade de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes.

 O teor em amido também é reduzido, o que explica o papel deste alimento no controlo do índice glicémico (teor de açúcar no sangue) e consequentemente, na redução da incidência da obesidade na população; também é um alimento indicado para quem sofre de problemas ósseos e reduz o apetite. Além disso, as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.
daqui

4 comentários:

Paula Alexandra Santos disse...

E eu que pensava que os tremoços engordavam! Vou já dizer ao meu marido, que ele é maluco por tremoços!

Tanita disse...

Adoro tremoços :)

Julie disse...

Desconhecia essas propriedades todas. :S

Elaine a amiga sofredora disse...

Oi flor eu não sabia de tudo isso sobre eles, boa semana. Beijos.

Percurso