04 março, 2010

Preciso de boas ideias...


Na escola do meu filho mais novo, os pais têm que participar nas actividades agendando um dia para ir lá fazer alguma coisa. O meu dia está quase a chegar, e estou a entrar em pânico - falar em público!!!
O meu filho mais velho disse que era ridículo eu comandar uma equipa de homens e ter medo de falar para crianças, e é...
Mas as crianças são sinceras e não escondem emoções. Eu adoro crianças, sempre adorei, mas sinceramente neste momento não me ocorre nada de interessante que possa fazer. Primeiro queria fazer uma coisa gira, que eles adorassem, e queria ficar mais tranquila para não ir fazer figuras à frente das criancinhas.

E é aqui que vocês entram!!!

Sugestões???

Pode ser qualquer coisa, contar uma história, falar da profissão, fazer um bolo, um jogo, uma dança,...
mas não me ocorre  nada que consiga transformar numa coisa realmente interessante para miúdos de 3 anos.

Vá lá, além de gente com ideias e gente inteligente que anda por aqui, já notei que há muitas professoras,por isso conto com a vossa ajuda

Obrigada!

15 comentários:

Maria disse...

Os meus alunos são de 1º ciclo, mas o que eu peço sempre aos pais é que vão à sala pelo menos uma vez por ano contar uma história que escolheram com os filhos. Para além disso, tenho sempre alguns pais que vão à sala fazer qualquer coisa relacionada com a sua profissão ou em que se sentem à vontade. Neste grupo de alunos que tenho, há uma mãe que todos os anos vai fazer expeeriências. Ela é que leva todo o material (a escola não tem) e os miúdos adoram. Já tive uma mãe que foi plantar vários tipos de plantas. Podes ir fazer algum tipo de bolinhos, tipo trufas ou salame, que os miúdos possam fazer também e que não precise de forno (se a escola não tiver). Mas o que eu acho é que para eles, o que é importante é o pai ou a mãe terem ido lá, independentemente daquilo que fores fazer. Actividades que envolvam os pais (por aquilo que eu tenho feito e visto) são sempre um sucesso. Mesmo quando os pais só vão contar uma história, as crianças adoram e ultimamente até tem partido delas a iniciativa de, depois do pai se ir embora, fazerem um desenho sobre a história para oferecerem a quem a foi ler.
Não sei qual é a tua profissão, mas talvez possas mostrar um pouco dela...
Boa sorte, sem stress...

Maria disse...

Tive uma colega que uma vez teve uma mãe de um aluno que foi à sala ensinar a dobrar t-shirts. Tinha sido pedido a cada menino que levasse uma para poder dobrar também. A minha colega diz que foi um sucesso.

bjs

A Primavera da Isa disse...

Bem, eu vou-te falar da minha experiência pessoal!
No final a educadora deu-me os parabéns e os meninos estavam todos muito atentos e adoraram!!!

O que foi que eu fiz?

Falei sobre os direitos das crianças.

Fiz um trabalho em power point e sobre cada artigo, apresentei uma foto da minha filha e familia.
Por exemplo, "toda a criança tem direito a um nome e nacionalidade.." eu apresentei uma foto da minha filha, com uma tshirt com a bandeira de portugal (que por acaso foi ela que pintou á mão na escolinha) e com um balão a dizer "olá, eu sou a inês e sou portuguesa.."
Depois, quando se fala no direito á protecção, apresentei uma foto dela a dormir,com todo o conforto.
Depois no artigo que fala na exploração infantil, apresentei um foto dela a lavar o chão da cozinha, de joelhos (eheheheh) e avental...e com um arzinho contrariada...(tudo para a foto, claro)... nessa foto coloquei, em letras garrafais e a vermelho, a palavra "censurado"...
Bem, foram fotos com ela a jantar, mostrando os alimentos saudáveis, ela a brincar, ela em familia, ela a rebolar na relva, etc...

As fotos iam aparecendo, com a devida legenda do respectivo artigo, e os meninos adoraram pois ao mesmo tempo iam vendo o mundo da minha filha (o quartinho, os brinquedos, as brincadeiras...)
Como música de fundo, coloquei a música "somewhere over the rainbow", do filme "o feiticeiro de oz", pois é uma que as minhas filhas adoram...!!!

E eu ia explicando ás crianças a importancia de cada artigo.

Bem...no fim, todas as educadoras vieram dar-me os parabéns. Foi uma ideia que surgiu repentinamente e então tive que andar a fazer secções fotográfias á pressa, mas não deu tanto trabalho assim. O meu marido ajudou.
E a minha filha ficou muito orgulhosa de mim.

Ana disse...

oi, eu não sou mãe nem professora, mas tenho experiencia de tia (4 sobrinhos) o mais pequeno tem quase 3 anos e adora pinturas, plasticinas, é uma ideia ;)
Em relação as calças, em tempos tive umas da salsa, e gostei muito, mas so que agora estou numa fase em que não sei se compre se espere... bjks

Lilith disse...

:) eu também não sou mãe nem professora mas sempre tive muito contacto com crianças e, se há coisas que os mais novitos gostam é de teatrinhos de fantoches porque inclui uma parte em que pais e crianças fazem trabalho criativo na criação dos ditos fantoches e inclui uma parte em que vÊem os pais a fazer vozes engraçadas numa história que faz ria :D até eu adoro!

beijos e boa sorte :) vai segura

Ana J. disse...

Bem, eu já não vou acrescentar nada ... já tens ideias excelentes. Fiquei particularmente fascinada com a ideia do powerpoint sobre direitos das crianças! Excelente e bastante criativa!

Bjs

Narcisa disse...

As meninas já deram muitas ideias óptimas! A minha dica é que chegues até eles, sentindo-te tu também criança ;)! Beijossssssssss e nada de pânicos, vai correr lindamente!

Erase Pounds disse...

Olá! Eu não sendo professora, nem mãe, nem vou estar a alongar-me muito. Podes fazer um jogo de ter 10 copos com diferentes alimentos lá dentro (batatas fritas, canela, maçã, cebola, etc) tapados com plástico por exemplo e eles pelo cheiro tentarem adivinhar. Estimula os sentidos. Mas creio que já tens ideias melhores, aproveita :-)) Beijinhos e boa sorte, há que dar a cara pelos nosso filhos (eu quando os tiver, tb ficarei nervosa, de certeza eh eh)!!

Fay van Gelder disse...

Olha eu já fiz bolos com formas de animais, plantei flores com as crianças, organizei clube de leitura, em que cada um lia a sua parte do seu livro favorito, etc... .
Cada vez que me calhar a mim este dia, faço experiências com as crianças e o facto é que até agora não tenho tido reclamações.

Colocando a imaginação para funcionar, vais ver que vais ser um Sucesso :)

Unknown disse...

Apenas tenho experiência de ensino com adolescentes, mas as crianças do CATL do Centro de Dia onde trabalho adoram fazer bolos, é das coisas que mais gostam. Fazem salames, bolachas e depois dão às empregadas para provar. Envolve alguma confusão, é um facto, mas eles adoram. De qualquer forma já te deram ideias óptimas. O importante é estares descontraída. Boa sorte!:-)

Aleinad disse...

as ideias das outras meninas sao fantasticas, vai ser dificil escolheres...
eu tb apostava naquela de fazeres um bolo ou bolachas... :)

bjs

Sara disse...

gosto da ideia das bolachinhas. se bem que não deve haver forno. uma vez fiz numa ludoteca bolinhos com bolacha picada, leite condensado e mais uns ingredientes, sem precisar de ir ao forno. tipo uma receita assim:
http://www.livrodereceitas.com/bolos/bolo4912.htm
é claro que no fim tb não dá para ir ao frigorífico :/
tens ideias óptimas dadas pelas meninas. escolhe a que achas que se adapta melhor a ti e goza o momento com os meninos. beijinhos*

Anónimo disse...

Olá! Tenho dois sobrinhos. E, curiosamente, um deles tem exactamente 3 anos;)
Não tenho ideias novas para acrescentar, mas achei particularmente engraçada a ideia de fazer bolachas/ bolinhos, e também a de plantar algo porque são coisas práticas. Os miúdos gostam de pôr mãos à obra!
1º Na ausência de forno, leva plasticina de várias cores para fazerem bombons coloridos. Inspira-te em bombons gourmet:/ No fim, distribui um verdadeiro por cada um.
2º leva tantas sementes quanto o nº de alunos. Variedade de espécies. cada um escolhe uma e plantam em vasinhos (ou copos de iogurte ou assim). Levam para casa. Cuidam. Ano que vem, quando te chamarem, já tens assunto!
Beijinhos.
Carollll

Kilos de mim disse...

Da minha parte zero ideias... nao tenho filhos, nao faço a minima dessas coisas, mas adorei o exemplo da Isa!!

beijinhos

Guerrera disse...

Como a Páscoa já se está a aproximar, podias fazer alguma coisa relacionada com isso! No ano passado eu estive como voluntária, com mais uma amiga minha, num infantário e nesta altura arranjámos uns ovos de páscoa (do tamanho de um dedo) numa loja de chocolates (eles foram mto simpáticos e ofereceram-nos os ovos todos, nao tivemos que pagar nada! e alem disso, os ovos, por dentro traziam uma goma em forma de coelho!). Pedimos à educadora que levasse os miudos para fora da sala, escondemos os ovos e levámos uma imagem de cada sitio onde tinhamos escondido o ovo (por exemplo, havia la um daqueles frigoríficos de brincar e nós arranjámos a foto de um frigorifico). quando os miudos voltaram a entrar na sala, fomos-lhes dando as tais imagens (eles é que escolhiam a que queriam , já que estava virada para baixo). e um a um, tinham que procurar o dito ovo! a serio, os miudos adoraram! de todas as actividades que fizemos, esta foi a me pareceu que eles gostaram mesmo porque foi original ja que eles tinham que andar à procura do ovo pela sala :) (e tb adoraram os ovos de chocolate em si, obviamente :p)


beijinhos!

Percurso